SOC - Sistema On-line de Comunicação

Travessia de pedestres

17/03/2023

O aspecto real das faixas de segurança varia consideravelmente, mas as duas aparências mais comuns são: uma série de faixas brancas paralelas ou duas longas linhas brancas horizontais. A primeira é geralmente a preferida, visto que sobressai mais contra o calçamento escuro. Algumas faixas de segurança também são acompanhadas de um semáforo o qual faz com que os veículos parem em intervalos regulares para que os pedestres possam passar.

Alguns países utilizam sinais de pedestres "inteligentes", onde os pedestres devem apertar um botão para registrar sua intenção de atravessar a via. O sinal de trânsito utilizará a informação para se auto programar, ou seja, quando nenhum pedestre estiver presente, o sinal não irá parar o tráfego desnecessariamente.

Travessias de pedestres sem sinais de trânsito também são comuns. Neste caso, a lei de trânsito geralmente determina que o pedestre tem o direito de passagem ao atravessar, e que os veículos devem parar quando um pedestre atravessa a via na faixa própria. O quanto isto é respeitado varia muito de acordo com o país e a cultura de trânsito local.

Onde não houver faixa de pedestre, esses devem se deslocar para os cruzamentos, onde os veículos têm a obrigação de reduzir a velocidade e, ainda que não haja a faixa de pedestre, é o local mais apropriado para travessias de pedestre, que devem proceder deslocamentos em ângulos aproximadamente retos, perfazendo a menor distância de travessia.

Contudo, é sempre importante manter total atenção nestes momentos. No Vale do Aço foram instaladas um grande número de faixas para pedestres nos últimos meses, mas é importante que não se fiem no preparo e educação dos condutores de veículos.

Não deposite sua segurança na mão de outrem, mantenha total atenção nas travessias e fique vivo no trânsito.

Geraldo ESTEVÃO