SOC - Sistema On-line de Comunicação

Pecados da carne e do espírito

24/05/2023

Tendo Davi feito censo com toda Israel e a Judá, seu coração o acusou depois de haver ele numerado o povo; e disse Davi ao Senhor: "Muito pequei no que fiz; porém agora, ó Senhor, rogo-te que perdoes a iniquidade do teu servo, porque tenho procedido mui nesciamente" - 2ºSm. 24:10.

O apóstolo Paulo nos disse que "purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito" - 2ºCo. 7:1. Mesmo que possa parecer às pessoas que estamos vivendo uma vida moralmente correta, em nosso espírito, às vezes, mantemos atitudes que desagradam a Deus.

Invisíveis, pecados do espírito camuflam no coração, até algo revelar sua presença. Na vida de Davi vemos estes dois aspectos: primeiro, o desejo por Bate-Seba que o levou ao adultério e assassinato - 2º Sm. 11:12; Sl. 32:5; segundo, mais tarde, ao levantar um censo de seus exércitos - 1ºCr. 21:1-6.

Enquanto o pecado na carne com Bete-Seba, trouxe grande dor para sua vida e vergonha para a nação de Israel, ao fazer o censo de seus exércitos, Davi, se orgulha de seu poderio militar, peca em espírito, desviando sua fé no Deus-Todo-Poderoso para a confiança em seu próprio poder e força.

Pode ser fácil confessar pecados aparentes, pois, a própria reprovação do meio em que vivemos nos leva a isto. Mas, também necessitamos nos abster dos pecados do espírito. A estes, que não se pode ver, devemos diuturnamente estar diante de Deus a confessá-lo.

Cuidado com os pecados, especialmente o orgulho, ele pode levar muitos a quedas, mesmo no final da jornada da vida.

Geraldo ESTEVÃO

Quarta-feira, 24 de maio, 2023 | 04 Sivan, 5783