O verdadeiro líder
Diferentemente do que muitos
pensam, não é nada fácil ocupar posição de comando. Ser um verdadeiro líder
implica possuir, no mínimo, quatro características básicas, a saber:
competência; comprometimento; responsabilidade e seguidores.
É pela competência, nosso conhecido CHA (conhecimento, habilidades e aptidão), que uma pessoa estará ou não pronta para o desempenho de suas funções. Por meio do conhecimento saberá o que fazer; pelas habilidades, como fazer, e; pela aptidão, coragem e disposição para fazer.
Um verdadeiro líder terá comprometimento com todas as coisas que esteja envolvido e, igualmente, sincero e honesto com todos que estão dentro de seu campo de ação. É pelo comprometimento que uma pessoa não deixa de cumprir suas obrigações, ainda que lhe traga dificuldades temporárias ou transtornos.
Pela responsabilidade, um líder jamais deixará de cumprir com disciplina os projetos aos quais deve realizar. Ele cumpre, ainda que lhe doa. É ainda, nos líderes excepcionais, veremos que, sobre todas as suas virtudes, estará presente o dom do amor.
Vemos todas essas qualidades em Jesus, o Cristo. Inigualável, Ele é o maior líder de todos os tempos. Ele elogiava seus seguidores, mesmo diante de sua difícil missão, Ele falava do poder, amor, justiça e bondade daquele que o enviou. E seu Pai, o próprio Deus-Todo-Poderoso, elogiava Jesus em público - Lc. 3:22; 9:35.
Deus, em sua infinita sabedoria, nos deixa esse ensinamento de como é importante o agradecimento em público para motivar as pessoas. ELOGIE SEUS COLABORADORES!!
Geraldo ESTEVÃO