Babel, Pentecostes e IA
BABEL, PENTECOSTES E IA
Babel, Pentecostes e IA: que ligação pode haver?! Verdade para cristãos e mito para incrédulos, Babel e a ação de Deus efetuando confusão da única língua falada na terra de então, entre o século XIV a.C. e o século IX a.C. fez cessar a construção da torre em homenagem a Marduk, deus criador.
O objetivo da edificação da Torre de Babel na Babilônia, região onde na atualidade está o Iraque, seria alcançar os céus trazendo fama para a cidade e impedir a dispersão dos homens. Porém, o Deus-Todo-Poderoso lhes confundiu a língua e dali os espalhou sobre a face de toda a terra - Gn.11:1-9.
Aprouve a EU SOU, no dia de Pentecostes que, cheios do Espírito Santo, os apóstolos não fossem mais simplesmente ouvidos, mas, escutados por todos os presentes oriundos de várias nações que estavam ali, que receberam e entenderam, em suas línguas nativas, a mensagem de Deus - At. 2:1-11.
No que concerne à linguagem, a IA aplicada à TICs já construíram tradutores sem delay que levam as comunicações aos dias anteriores à inacabada Torre de Babel. Entendemos que, enquanto Pentecostes foi pela vontade de Deus, a IA, Sua permissão. Pentecostes revelou luz ao mundo, o que nos trará a IA?
A Inteligência Artificial não é boa nem má: é ciência. Quanto à sua utilização da IA pelos homens, não há o que temer, "Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses" - Sl. 82:1. Ele está no controle. Tenhamos fé!!
Geraldo ESTEVÃO