Ajudar ou atrapalhar
Abrangente, o vocábulo 'ajudar', talvez, seja a palavra que mais se aproxima do significado de amar. Ajudar é a condição de ser altruísta. Já 'atrapalhar', está mais ligada aos atos de ódio e maldade, podendo ser com palavras e ações, ainda que involuntárias, causando destruição e tristezas.
No entanto, até mesmo para ajudar necessita certos cuidados. Toda ajuda deve ser planejada com sabedoria e sopesada de tal maneira que não venha causar danos, nem àquele que oferece como também ao que recebe. Engana-se quem pensa que toda ajuda, ajuda. Já atrapalhar, sempre atrapalha!!
Antes de ajudar alguém, é preciso entender que, às vezes, certos esforços são justamente o que a pessoa precisa para ganhar força e aprimorar suas habilidades. Enquanto esforços físicos fortalecem o corpo, resoluções de problemas e emoções e sentimentos, capacitam a mente.
Ajudar com sabedoria, sim. Mas todo cuidado deve ser tomado. Se ao longo da vida, não houvesse quaisquer obstáculos, certamente, no dia das dificuldades, não iríamos ser fortes o suficiente para alcançar nossa vitória.
Deus é bom. Por isso Ele, mesmo podendo aplanar os caminhos, permite que haja barreiras e obstáculos. Ele faz isso para que os seus sejam fortes e possam alcançar as alturas e cumprir todos os seus desígnios já postos antes da fundação do mundo.
Antes de ajudar, ore; para não atrapalhar, ore.
Geraldo ESTEVÃO
17 de março, 2023 / 24 Adar, 5783