Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 23 de agosto de 2017
Abril 2016

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Última hora

Jovens na Igreja Mundial

Estão na Suécia participando do intercâmbio “Jovem na Igreja Mundial”, promovido pela Igreja Luterana da Suécia, dezoito jovens de cinco países (Brasil, Costa Rica, Tanzânia, África do Sul e Filipinas). Pela IECLB participam: Débora Grenzel – Santo Ângelo; Thais Alessandra Stadler – Ponta Grossa; Tatiane Gaulke – Pomerode; Jefferson Schmidt – Vale do Sol.

O intercâmbio tem duração de três meses e é dividido em cinco partes. Três seminários na cidade de Sigtuna (Inicial, intermediário e final) e duas inserções em comunidade, cada uma com duração de cinco semanas.

Entre os dias 11 e 15 de abril aconteceu o seminário intermediário em Sigtuna, onde muitas experiências do primeiro período na comunidade são compartilhadas. Thais e eu, Jefferson, estivemos durante cinco semanas na paróquia Sävar-Holmöns Församling com sede em Sävar, onde também moramos com famílias da comunidade. Vivenciamos muitas experiências e também queremos compartilhar duas delas com vocês.

A primeira: Scoters Worship services. (Scoters são motos adaptadas para a neve). Este culto foi celebrado ao ar livre no alto de uma montanha e, a única forma de chegar até lá é de scoter. O clube de scoter da cidade levava e trazia para o alto da montanha quem quisesse participar da celebração. Para nós dois, algo diferente e muito marcante pela forma e o local da celebração.

A segunda: Sexta-Feira Santa e Sábado de Aleluia na Ilha de Hölmon, distante 40 minutos de barco do continente. Experiência marcante por haver poucos habitantes na ilha, poucos carros, muito silêncio e tranquilidade. Ficamos hospedados com nossa supervisora Johanna e a pastora Liza na casa que a paróquia mantém lá. Juntos preparamos nossas refeições com momentos de conversa e muita reflexão, propícia para a época.

O objetivo do intercâmbio é dar às pessoas jovens a oportunidade de encontrar, conhecer e dividir experiências com a igreja mundial tendo um efeito positivo para todas as igrejas participantes, conectando-as e enriquecendo-as com novas experiências e perspectivas. Viajar e se inserir em outra cultura, aprender outra língua, conviver com novos costumes e pessoas diferentes nos enriquece enquanto seres humanos e nos capacita a ver e perceber o mundo de forma diferente.

Sem dúvida é um período de intenso aprendizado e troca de experiências, como nos diz Antoine de Saint- Exupéri: Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo.

Jefferson Schmidt

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Abr/2016

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato