Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 23 de junho de 2017
Abril 2016

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Última hora

Presidência e pastores sinodais da IECLB emitem carta pastoral

Reunidos em Curitiba nos dias 13 a 16 de março de 2012, a Presidência e os Pastores Sinodais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB estudou o Tema do Ano, Comunidade Jovem – Igreja Viva. Inspirando-nos no Lema bíblico – Antes que eu te formasse no ventre, te conheci (Jr 1.5), e com o apoio de assessoria qualificada, buscamos entender quem é o jovem de hoje. Também ouvimos relatos positivos impactantes sobre comunidades da IECLB que experimentam comunhão viva, alegre e contagiante, com participação de todas as gerações.

Motivados pelo que ouvimos e compartilhamos nesse estudo, nós nos dirigimos às comunidades com uma mensagem de ânimo e de orientação pastoral.

Lembramos que, ao longo da história da IECLB, a ação organizada da juventude tem tido participação marcante no testemunho da nossa igreja. Reconhecemos que também hoje há uma diversidade de atividades com jovens na igreja. Além dos tradicionais grupos de juventude evangélica, há jovens envolvidos na educação cristã, nas equipes de música, no cuidado a idosos, na visitação a enfermos, na evangelização, no voluntariado, no envolvimento de movimentos ecológicos. A presença e a atuação jovem crescente e marcante ainda acontecem através dos pastorados escolares nas escolas da Rede Sinodal, além do trabalho nas escolas públicas, com atuação comprometida de professoras e professores. Portanto, há um protagonismo de jovens evangélico-luteranos que presenteia as nossas comunidades com criatividade, coragem e ousadia.

Não podemos desconhecer o enorme desafio que é para nossas comunidades o expressivo número de jovens que estão afastados da vida comunitária e expostos à realidade marcada pela violência, fenômeno que abrange todas as gerações. Ainda assim, o reconhecimento da participação ativa e do protagonismo jovem na história da nossa igreja é um convite às comunidades para que valorizem a presença jovem e seu potencial. É bem isso que se quer com o Tema do Ano de 2012. Esse Tema veio para fortalecer as experiências positivas da presença e ação de jovens. Busca-se presença ainda maior de jovens na vida comunitária, pois acreditamos que, ao entendermos o jovem e ao reconhecermos seu lugar e seu papel na missão de Deus, a vida em comunidade vai aproximar gerações. Fará com que comunidades se renovem constantemente. Promoverá a vivacidade característica dos jovens.

Dentre as inúmeras inciativas que poderão brotar à medida que o Tema do Ano for estudado nas comunidades, entendemos que duas são particularmente oportunas. Primeiro, recomendamos que as comunidades perguntem aos jovens como avaliam a vida comunitária, o lugar dos jovens; quais as suas sugestões em relação à igreja. Segundo, conclamamos todas as comunidades a assumirem o compromisso de facilitar a concretização de uma ação inovadora com jovens neste ano.

Diante da nossa tarefa primordial de conduzir pastoralmente nossa igreja, reafirmamos a confiança no potencial da geração jovem, bem como sua contribuição na edificação de comunidades jovens, formadoras de uma IECLB viva. Vamos valorizar a presença jovem nesta igreja, seu protagonismo, o despertamento da sua vocação, à semelhança de Jeremias, que, em seu contexto e em meios às suas perguntas existenciais, respondeu ao chamado de Deus.
 
Curitiba, 16 de março de 2012

Presidência e Pastores Sinodais da IECLB

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Abr/2016

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato