Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 23 de junho de 2017
Abril 2016

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Última hora

FACULDADES EST - Altmann dá aula inaugural sobre ecumenismo e paz

O segundo semestre de estudos na Faculdades EST, em São Leopoldo (RS), começou no dia 1º de agosto com uma aula inaugural do ex pastor presidente da IECLB, Dr. Walter Altmann. Altmann, que voltou a ser professor do curso de Teologia da casa após o fim do seu mandato, inaugurou o semestre com o tema Ecumenismo e Paz.

Moderador do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Altmann enfatizou que os atentados terroristas que vitimaram 77 pessoas no dia 22 de julho, na Noruega, revelam a importância da paz como valor fundamental em nosso mundo. “Também o é na mensagem bíblica”, afirmou.

Na avaliação do professor, as eventuais legitimações teológicas ou religiosas dadas a ações violentas, inclusive de cunho terrorista, revelam a necessidade imperiosa de um processo de intensificação dos compromissos ecumênicos em prol de paz e justiça.
Em menção à Convocatória Internacional Ecumênica pela Paz, celebrada no último mês de maio, na Jamaica, Altmann disse que o chamado emitido no encontro coloca no centro das reflexões o conceito de “paz justa” como alternativa ao conceito tradicional de “guerra justa”, que tem se revelado inadequado.

Assumindo o compromisso das igrejas em favor da paz, o professor da EST disse que o CMI tem apoiado processos de mediação, bem como propiciado linhas de diálogo e encontro entre populações de países em situações de conflito. “O CMI tem a paz como uma de suas prioridades teológicas e programáticas desde seu início, a rigor já em seu processo de formação”, pontuou.

O Caminho

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Abr/2016

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato