Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 29 de abril de 2017
Abril 2016

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Última hora

Convocatória Ecumênica Internacional pela Paz começa dia 17

Com as vozes de Martin Luther King III e da pastora luterana alemã Dr. Margot Kässmann, a Convocatória Ecumênica Internacional pala Paz (CEIP) começará na próxima semana. Este grande evento ecumênico, organizado pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), acontecerá na Universidade das Índias Ocidentais (UWI) em Kingston, Jamaica, entre 17 e 25 de maio.

"Glória a Deus e Paz na Terra" será o tema da CEIP, que visa testemunhar a Paz de Deus como dom e responsabilidade das igrejas e no mundo.
A CEIP encerra a “Década para Superação da Violência” (DOV), programa idealizado pelo CMI, em 1998, durante sua Assembléia de Harare e que começou em 2001. O evento reunirá cerca de 1.000 participantes de todo o mundo, vindos das igrejas-membro e parceiros do CMI, redes da sociedade civil e do movimento ecumênico que trabalham na área de paz e justiça.

Promovida pelo Conselho Jamaicano de Igrejas e o Conselho das Igrejas do Caribe, a CEIP será o maior evento ecumênico antes da XX Assembléia do CMI, que acontecerá em 2013, em Busan, Coréia do Sul.
"A CEIP acontece num momento em que o mundo está passando por significativas mudanças de paradigma político, e muitas delas vem com violência e conflito", disse o secretário geral do CMI, Rev. Dr. Olav Fykse Tveit. "Este evento reúne os movimentos pela paz e líderes das igrejas, oferecendo espaço e tempo para explorar o papel da igreja e da religião como pacificadora. Vamos nos perguntar o que significa seguir a Cristo, hoje e amanhã."
"Mas a paz não é apenas o término de conflitos", Tveit continuou. "É também a busca de justiça, de criar condições sustentáveis para a paz. Vemos necessidade de uma paz justa na economia, da paz entre os povos e culturas e a paz no seio das comunidades e com a Terra. "

Uma cultura de paz justa

O principal objetivo da CEIP é contribuir para os esforços para criação uma cultura de paz justa e facilitar novas redes que incidirão sobre a paz nas comunidades e no mundo.
Os quatro focos temáticos da CEIP serão “paz na comunidade”, “paz com a Terra”, “paz no mercado” e “paz entre os povos”. Estes temas serão abordados através de vários componentes da Convocatória - a vida espiritual, estudos bíblicos, plenárias, oficinas e seminários.

"A CEIP será uma ocasião para reafirmar o compromisso da família ecumênica com a paz por meio de um chamado para proclamar a paz justa'', disse o Dr. George Chunakara Mathews, diretor da Comissão de Igrejas para Assuntos Internacionais, que está dirigindo a preparação da CEIP e o planejamento da equipe do CMI.
"A CEIP será também uma ocasião para tentar avaliar e reforçar a posição das igrejas sobre a paz, proporcionando novas oportunidades para estabelecer redes e aprofundar os nossos esforços coletivos e compromissos comuns para processos e caminhos que conduzam a uma cultura de paz justa, diante da complexa situação mundial ", disse Chunakara.

No domingo, 22 de maio de 2011, os participantes da CEIP estarão juntos num evento mundial em que as igrejas estão convidadas a celebrar o dom divino da paz. Aqueles que participarem estarão juntos através da música, do espírito e da oração com os participantes da CEIP na esperança de paz.

A lista de oradores da Convocatória inclui a Rev. Kässmann, o secretário-geral do CMI, Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, Rev. Dr. Paul Gardner da Jamaica, Ernestina Lopez Bac da Guatemala, o Metropolita Dr. Hilarion de Volokolamsk da Igreja Ortodoxa Russa, o Cânon Paulo Oestreicher, da Nova Zelândia e uma dúzia de outros nomes das igrejas e comunidades religiosas de todo o mundo.

As sessões plenárias e debates diários serão transmitidos ao vivo via web streaming. Para mais informações sobre a Convocatória e para assistir as sessões, visite a página da web www.overcomingviolence.org.
Na sexta-feira, 20 de Maio, um concerto pela paz será realizado no Parque da Emancipação, em Kingston, com vários artistas jamaicanos, incluindo os Fab Five, uma das bandas mais populares daquele país.

O Caminho

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Abr/2016

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato