Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 11 de dezembro de 2017
Abril 2016

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Última hora

IECLB elege novo pastor presidente

Foz do Iguaçu, quarta-feira, 27 de outubro de 2010 (ALC) - O pastor Nestor Paulo Friedrich, secretário-geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), é o novo pastor presidente da denominação. Ele foi eleito no 27º Concílio Geral, reunido de 20 a 24 de outubro, em Foz do Iguaçu, obtendo 55 dos 89 votos da plenária.

Ele concorreu com os pastores Carlos Möller, Enos Heidemann, e a pastora Mariane Beyer. Carlos Möller, que também é presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), foi eleito pastor primeiro vice-presidente, e a pastora Sílvia Genz é a segunda vice-presidente. Como presidente do Concílio foi escolhido Nivaldo Klister.

O Concílio tratou da “Paz na Criação de Deus – Esperança e Compromisso”, que será o tema do ano da IECLB para 2011. A mensagem do Concílio às comunidades destacou a reflexão e a prática missionária como espaço fundamental “na afirmação de nossa identidade e unidade luterana”.

Outro destaque do Concílio foi a formação teológica, no contexto de um clamor crescente por mais vocações ministeriais. Conciliares, delegados dos 18 Sínodos que conformam a IECLB, evidenciaram o valor do trabalho com crianças e jovens “como espaço privilegiado para o surgimento de novas vocações.”

Durante o encontro foi assinado convênio entre a igreja brasileira e a Igreja Evangélica Luterana do Norte do Elba, da Alemanha, representada pelo bispo Gerhard Ulrich. Pelo convênio, a IECLB receberá apoio financeiro para o fortalecimento de comunidades missionárias no Brasil. As duas denominações vão promover, também, o intercâmbio de obreiros brasileiros e alemães.

No evento de Foz do Iguaçu, cidade localizada a 637 de Curitiba, capital do Paraná, o pastor Walter Altmann, moderador do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), apresentou suas despedidas como pastor presidente.

“Tenho muitas razões para me alegrar e para agradecer. Quantas bênçãos!”, afirmou. Ele reportou-se também a dificuldades e dissabores, “por certo também limitações e muitas falhas minhas, igualmente episódios de tensão e sofrimento tanto na vida pessoal e familiar, quanto em âmbito da IECLB. Nada disso, porém, deve dar vazão para queixas, pois foi generosamente coberto pelo manto da magnanimidade de Deus”, disse.

No culto de abertura do Concílio, dia 20, Altmann frisou, na pregação, que “em tudo temos motivos para nos alegrar, ainda quando passamos por momentos difíceis e somos tentados a abandonar a fé.”

Culto ecumênico celebrado no Concílio contou com a co-celebração de pastores de igrejas irmãs, A pregação esteve a cargo do moderador da Igreja Presbiteriana Unida, Enoc Teixeira. “Não somos salvos porque somos bons, mas somos salvos para sermos bons”, disse na pregação.

<div>Novo Pastor Presidente da IECLB, Nestor Paulo Friedrich</div>

ALC

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Abr/2016

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato