Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 22 de agosto de 2017
Abril 2016

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Última hora

Mensagem dos presidentes do CMI para Pentecostes

“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2.38)

Neste ano de 2010, da mesma maneira como na época do primeiro Pentecostes, os cristãos e cristãs de todo o mundo celebrarão Pentecostes em suas igrejas em centenas de idiomas diferentes, e cantarão hinos louvando ao Senhor.

No primeiro Pentecostes, os discípulos de Jesus receberam o dom do Espírito Santo porque o estavam esperando com confiança.  Estavam reunidos aguardando, confiantes na promessa de Deus.

Na manhã de Pentecostes, Jerusalém estava repleta de peregrinos que tinham vindo para celebrar a festa do novo pão, e entre esses fiéis havia um pequeno grupo de humildes amigos de Jesus Cristo o Ressuscitado. E a promessa se cumpriu: o Espírito desceu sobre eles e fez deles testemunhas, mensageiros, pessoas convencidas pela mensagem de amor e verdade de seu mestre.  E chegou o momento de chamar à conversão, de colocar em prática o dom recebido e de comprometer-se a serviço dos irmãos e das irmãs.

Hoje o chamamento à conversão é mais central que nunca para todo aquele que deseje seguir a Jesus Cristo e dar sentido a sua vida mediante o serviço aos que sofrem, qualquer que seja o nome que se dê a seu sofrimento.

"Ouvindo eles estas cousas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?" (Atos 2.37)

Muitos são os que esperam o dom do Espírito Santo.  Atualmente há no mundo um pequeno grupo de “humildes” que buscam a conversão, que pedem perdão pelas faltas cometidas no passado, como os ataques ao dom de Deus da vida mediante a produção de armas de destruição maciça.

A esperança da conversão se pode ver hoje nas medidas que alguns dos “grandes” deste mundo têm tomado para reparar os excessos de orgulho e dominação do passado.  Sim, tudo é possível para quem se volta para Cristo e, no poder do Espírito, trata de mudar os planos dos que crêem que a paz só pode ser conquistada sob a ameaça das armas nucleares. 

Que as almas valentes deste mundo, que começaram a reduzir seus arsenais de armas nucleares, se empenhem agora com ousadia em conseguir que haja mais recursos disponíveis para o bem-estar das populações que têm sido vítimas de tanta devastação, e em dar mais recursos àqueles povos que vivem angustiados pela fome e a violência da guerra, y que estão ansiosos de poder compartilhar seus conhecimentos.

Queremos afirmar: “Com Deus tudo é possível!”

Mas, claro que nós, cristãos e cristãs, que fomos batizados no nome de Jesus Cristo, não devemos insistir unicamente na necessidade do arrependimento dos dirigentes oficiais das nações ou de outras personalidades públicas. O chamamento ao arrependimento segue sendo oportuno para cada um de nós, seja qual for a condição, a idade, a origem: arrependimento pela falta de coerência entre o que proclamamos e a forma como nos comportamos; arrependimento por nossa pouca fé, por nossos compromissos com o Espírito deste mundo, por nossa inclinação a ser indiferentes para com a justiça, a solidariedade, e amor sincero e o respeito por todas as pessoas humanas. É com este profundo Espírito de arrependimento que temos que esperar a vinda do Espírito de Deus para que habite em nós e em nossas congregações locais. Só então poderemos redescobrir o rosto de nosso Senhor ressuscitado, o Kyrios, e nos uniremos a ele, orando com humildade e novo dinamismo: Vem Espírito Santo! Transforma o mundo! 

Que o Espírito Santo que desceu em Pentecostes os inunde com luz, esperança e alegria, e lhes dê a força para glorificar nosso Senhor, estando a serviço de seu mundo com amor.  Desejamos a todos e todas vocês uma festa de Pentecostes repleta de bênçãos.

Arcebispo Anastasios de Tirana e de Toda Albânia, Igreja Ortodoxa Independente de Albânia
Sr. John Taroanui Doom, Igreja Protestante Maohi (Polinésia Francesa)
Dr. Simon Dossou, Igreja Protestante Metodista de Benin
Dr. Soritua Nababan, Igreja Cristã Protestante Batak (Indonésia)
Dra. Ofelia Ortega, Igreja Presbiteriana Reformada em Cuba
Patriarca Abune Paulos, Igreja Ortodoxa Etíope de Tewahedo  
Dr. Bernice Powell Jackson, Igreja Unida de Cristo (EUA)
Dra. Mary Tanner, Igreja da Inglaterra

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Abr/2016

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato