Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 21 de outubro de 2017
Abril 2016

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Última hora

Pentecostes

Você sabe que festa nós celebramos no domingo, 31 de maio? Neste ano, este é o domingo de Pentecostes. Embora você não tenha bem certeza do que isso quer dizer, e para a maioria não passe de mais um domingo qualquer, Pentecostes é uma das datas mais importantes do calendário da igreja cristã.

Em Pentecostes comemoramos a descida do Espírito Santo. Lembra da história? Quando os discípulos estavam escondidos e amedrontados e um forte vento soprou e apareceram entre eles, sobre suas cabeças, línguas como de fogo? E os discípulos repentinamente perderam o medo e saíram da depressão. Começaram a falar da ressurreição de Cristo e de um novo tempo, que estava começando.

<div>Fogo</div>

Em Pentecostes a Igreja celebra seu aniversário, pois naquele dia há cerca de 2000 anos surgia, em Jerusalém, a primeira comunidade cristã. Muitos daqueles que viram aquele acontecimento e ouviram o discurso de Pedro sobre Jesus ficaram muito impressionados e resolveram deixar-se batizar, juntando-se àquele pequeno grupo dos amigos de Pedro. Obviamente, Pedro e seus amigos não conseguiram fundar a primeira comunidade sozinhos. A força para isso veio do Espírito Santo.

<div>Pomba</div>

O nome "Pentecostes" veio da boca dos cristãos gregos, usaram ap aplavra que descrevia a sua festa da colheita. Esta festa era chamada de "pentekosté", que quer dizer "no quinquagésdimo dia". O fato de aquele fenômeno da descida do Espírito Santo ter acontecido 50 dias depois da Páscoa foi muito marcante, fazendo jus ao nome.
Também a festa judaica, que dava início à colheita do trigo, também acontecia 50 dias depois da Pessah, a festa da Páscoa judaica, que celebrava a libertação do Egito. Após a destruição do tempo de Jerusalém, no ano de 70 d.C., o seu significado mudou: naquele dia os judeus rememoravam todos os anos a renovação do pacto de Israel com Deus. Como o livro de Atos dos Apóstolos também foi escrito na segunda metade o século 1, é possível que o autor tenha assumido o novo significado da festa no seu livro: O milagre de Pentecostes amplia o pacto de Deus com seu povo para toda a humanidade.

<div>Água</div>

O evangelista Lucas descreve que em Pentecostes os apóstolos foram inspirados pelo Espírito Santo e receberam a capacidade que contar sobre os feitos de Deus a pessoas que falavam diferentes línguas e eram de origens diversas. Com isso fora lançada a pedra fundamental para a missão.

Pedro entusiasmou de tal maneira os ouvintes com a mensagem de Jesus, que 3000 pessoas foram batizadas. Assim estava sendo fundada a primeira comunidade cristã, transformando aquele dia no aniversário da igreja.

O CAMINHO

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Abr/2016

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato