Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 21 de outubro de 2017
Abril 2016

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Última hora

Lançamento Tema e Lema 2009 IECLB

Missão de Deus – Nossa Paixão, este é o Tema do Ano 2009, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. Com ele desenvolvemos e damos novo impulso ao Plano de Ação Missionária da IECLB, o PAMI. No ano passado, em Pentecostes, a IECLB lançou publicamente o documento-base do PAMI para os anos de 2008 a 2012 e a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão, com cujo resultado apoiamos projetos missionários Brasil afora. Em outubro passado, o Concílio da Igreja, em Estrela, aprovou um processo de implantação de planejamento estratégico para a missão em todas as nossas comunidades e instituições.

O tema Missão de Deus – Nossa Paixão atende, portanto, à orientação do PAMI. Ele afirma que Deus criou as pessoas à sua imagem e semelhança para serem suas colaboradoras na tarefa missionária. No lugar em que vivemos, somos chamados a ser presença de Deus no mundo e dar testemunho de nossa fé e esperança. Apaixonados pela missão de Deus, conclamamos outras pessoas a integrarem ativamente a comunidade e a igualmente se deixarem apaixonar pela missão de Deus. 

Há diversas maneiras de participar da Missão – que não é nossa, mas do próprio Deus. Cada contexto apresenta seus próprios desafios. A ação missionária deve, no entanto, ser determinante para a transformação da realidade, na busca de justiça, dignidade e paz, através do perdão, da reconciliação e da prática do amor ao próximo. Somos, portanto, convocados por Deus a fazermos parte de sua missão. Assim, ela se torna nossa paixão. 

O tema do ano é acompanhado de um lema bíblico. Para 2009 somos lembrados pelo apóstolo Paulo, em 2 Coríntios 9.7 que Deus ama quem oferta com alegria. Com esse lema o PAMI recebe o enfoque de sua sustentabilidade. Se estamos apaixonados pela missão, de boa vontade também dedicamos recursos necessários para o desenvolvimento da missão. Com esse lema também atendemos à decisão do Conselho da Igreja de se enfatizar na IECLB a reflexão sobre Fé, Gratidão e Compromisso. Desta forma, o Lema nos orienta quanto à ênfase teológica e a prática do Tema do Ano 2009. De um lado, a IECLB confirma o seu compromisso com a Missão de Deus. De outro lado, ela indica a sua disposição para aprofundar a reflexão e o compromisso com a sustentabilidade da missão e a administração responsável dos bens e recursos que nos foram confiados por Deus, em seu amor por nós. 

Ofertar é um dom que vem de Deus. É uma oportunidade de colocar aquilo que temos e nos foi confiado a serviço da Missão de Deus. Podemos ofertar conforme a orientação do apóstolo Paulo na mesma passagem da carta aos coríntios: “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração”. Quando ofertamos livremente, com aquilo que está no nosso coração, transformamos nossa oferta em ação de graças. E a missão será abençoada. 

Diante disso, fica o convite para que, durante este ano, cada membro da IECLB olhe para dentro de si mesmo, desenvolva sua paixão pela missão e reflita sobre sua prática de ofertar. Deus ama todas as pessoas com alegria... Ofertar é uma das muitas formas de responder com alegria ao amor de Deus, de participar da missão de Deus – como diz nosso tema, como nossa paixão.

Seja um apaixonado pela missão. Viva intensamente essa paixão. 

Walter Altmann - Pastor Presidente da IECLB

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Abr/2016

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato