Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 22 de agosto de 2017
Abril 2016

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Última hora

Seminário de liturgia e música da IECLB

De 05 a 07 de Junho estiveram integrados na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo, mais de trinta pessoas ligadas às áreas de homilética (técnica para pregação) e música eclesiástica (musicistas de comunidades, regentes, instrumentistas, coralistas, compositores).

A primeira assessoria esteve por conta do P. Dr. Nelson Kirst, que abordou dois temas: a trajetória do movimento de renovação litúrgica na IECLB, na parte da manhã, e comportamento litúrgico, na primeira parte da tarde. No seguimento houveram oficinas temáticas: homilética (ministrada pelo P. Dr. Mauro Souza); composição (coordenada pelos musicistas Louis Marcelo Illenseer e Cleonir Geandro Zimmermann). A ofincia de composição resultou na criação de quatro novos cantos: uma invocação, dois cantos para culto com batismo e um canto de comunhão. À noite o Coral Jovem da CEPA (Comunidade Evangélica de Porto Alegre) e do Grupo Haida realizaram com os participantes uma celebração vespertina tematizando a festa de Pentecostes.

Na quarta-feira pela manhã quem assessorou o seminário foi o Pastor Presidente Dr. Walter Altmann. Ele abordou a questão do Ministério na Igreja, frisando sua unicidade. Abordou, na seqüência, a relação do ministério da música com os outro ministérios e abriu o espaço para um diálogo aberto com os participantes que contribuíram com suas experiências e colocaram seus anseios, esperanças e demandas. Após a participação do P. Altmann o grupo participou da Celebração Eucarística realizada por estudantes de teologia.

Na parte da tarde os sub-grupos reuniram-se novamente, um continuando o trabalho com homilética e outro focando específicamente o Ministério da Música. Esta assessoria foi feita pelo Dr. Werner Ewald, que abordou o uso da música na igreja luterana, desde a reforma até o contexo atual, destancano conceitos e preconceitos existentes nas concepções sobre este uso.

No grande grupo, a assessoria que se seguiu foi da Professora Ms. Ruth Kratochvil, que comandou uma oficina sobre dicção e expressão corporal, mediante exercícios de auto-reflexão postural, localização no espaço e integração com o meio. Também apresentou exercícios diários para cuidados com a voz. Por último, propôs exercícios de leitura em público, que foi realizado em grupos e apresentado posteriormente.

Na noite da quarta-feira celebrou-se o chamado Culto de Tomé, na Capela da Casa Matriz de Diaconisas, celebrado por estudantes de teologia liderados pela Diácona Dra. Sissi Georg, coordenadora do Conselho de Liturgia da IECLB.

No terceiro e último dia do evento, iniciou-se os trabalhos com uma celebração matutina que deu especial espaço à música. Após foi realizado um momento de sistematização e encaminhamentos, o qual foi seguido da avaliação do evento, que foi encerrado com um Culto Eucarístico ministrado pelos participantes do seminário. No culto de encerramento foram cantadas as composições que surgiram no seminário, bem como foi realizada uma prédica influenciada pelas novas variáveis possíveis apresentadas no estudo da homilética.

O Seminário foi promovido e realizado pelos Conselhos de Liturgia e de Música da IECLB e teve apoio da Secretaria de Formação. Entre os participantes estavam pastores, pastoras, catequistas, diáconas, estudantes de teologia da Faculdade Luterana de Teologia - FLT e da EST, musicistas que atuam em comunidades da IECLB e membros de comunidades simpatizantes à temática.

Texto de Cleonir Geandro Zimmermann - coordenador do Conselho Nacional de Música da IECLB

Cleonir Geandro Zimmermann

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Abr/2016

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato