Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 15 de dezembro de 2017
Abril 2016

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Edição - Abril 2016

Reflexão

Família

Ame sua mulher

Cena  na sala  de um Conselheiro Matrimonial:

- Pois é, depois de 40 anos de casamento vou me separar. O amor acabou e o encantamento sumiu, não amo mais minha mulher. Ela simplesmente me cansou, deu. Não dá mais, não tem mais o que fazer. 

 - Tem sim, respondeu o Conselheiro.

 - Tem, o que?

 - Ame a sua mulher.

 - Mas acabei de lhe dizer que não amo mais minha mulher. Não tem mais o que fazer.

 - Tem, sim.

 - Tem, mas o que?  

 - Ame a sua mulher.

 - Escuta aqui, o Sr. é surdo ou quer brincar comigo? Já lhe disse e vou repetir com toda clareza:     O amor acabou, não amo mais minha mulher.

 - Eu ouvi muito bem o que o Sr. disse. Do que o Sr. ainda não se deu conta, é que amar é um verbo.     Exige e pressupõe atitudes. O que o Sr. tem feito ou faz para amar sua mulher?

Escova de aço

No exemplo, ficou claro que a “escova de aço” para oxigenar a relação do casal foi ignorada, e isso por parte dos dois cônjuges. Afinal, quando uma relação está por demais desgastada, os dois têm sua parcela de culpa, ainda que em proporções desiguais. 

O que houve não tem nada a ver com “incompatibilidade de gênios”, desculpa esfarrapada de muitos que procuram dar uma justificativa socialmente aceitável para sua separação. 

Como ainda veremos, com bastante riqueza de detalhes, a preservação de uma relacionamento passa necessariamente pela comunicação. Não saber se comunicar devidamente nas diversas situações de contrariedades origina a fonte da qual emanam as forças destrutivas e que podem levar à separação. 

Antecipando o que veremos nos próximos artigos, a separação de um casal (psicológica ou de fato) ocorre quando se tenta separar as três dimensões essenciais do amor, a saber, amizade/companheirismo, erotismo/romance, e sacrifício/doação. 

DARCY E HELGA BRANDT Ministros eméritos da IECLB Navegantes / SC

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Abr/2016

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato