Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 15 de dezembro de 2017
Abril 2016

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Edição - Abril 2016

Reflexão

Editorial - Fraternidade ecumênica na quaresma

Vivemos em período de inquietação e de imbróglio político em nosso país – com manifestações e contramanifestações, com marchas e contramarchas em diversas instâncias jurídicas, com investigações nos diversos poderes de governo e em empresas. Grande parte do nosso povo está atônito e desorientado com tudo isso. Certamente é oportuno que a igreja dá uma palavra de orientação nesta situação. Tanto a IECLB quanto o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) se manifestaram. O pastor presidente da IECLB conclama ao diálogo em lugar da confrontação, em seu documento “Do confronto ao Diálogo”. E documento publicado pelas igrejas do CONIC exorta a uma profunda reflexão sobre o atual momento, pois vê que a polarização tende a colocar em risco a democracia e o estado de direito e as conquistas sociais dos últimos anos.  

O lema bíblico do tema do ano de nossa igreja nos conclama a “Buscar o bem e não o mal”. Como podemos fazer isso nas nossas respectivas áreas de atuação? Precisamos nos perguntar: Como, nesta busca, fazer um mundo melhor? A Escola Barão, de Blumenau, lançou um concurso entre alunos, professores e pais, para levar as pessoas a refletir sobre esta pergunta, desafiando os participantes a formular a “Minha Tese”.

Também o artigo do professor José Sommer na coluna Galo Verde (Página 9) sobre escola sustentável quer ser entendido como um exemplo de  “busca do bem e não do mal” para fazer um mundo melhor. Quem sabe, outras escolas e instituições possam buscar neste relato um exemplo de atuação em seu próprio ambiente.

“Buscar o bem e não o mal” também significa cuidar do corpo e da  vida. Nesta edição, dois ótimos artigos que nos falam deste cuidado: O instrutivo artigo de fundo da última página, do médico oncologista Dr. Nivaldo Kiister, que fala do grande desafio do câncer. Trata-se de artigo muito oportuno, pois cada vez mais pessoas são atingidas direta ou indiretamente por esta doença que faz tantas vítimas, independente de sexo, idade ou cor. O relato sobre a ação diaconal na Comunidade Martin Luther de Joinville onde o tema foi Mal de Parkinson e seu tratamento  pelo implante do DBS no cérebro do paciente.

Como o leitor e a leitora podem ver: O Caminho procura falar do evangelho, das coisas da fé e do mundo da igreja; mas também manter os pés fincados nas agruras da vida e do mundo em que vivemos. Desejamos a todos uma boa leitura e um tempo de Páscoa abençoado!

P. Dr. OSMAR ZIZEMER, Vice Diretor Geral / Blumenau

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Abr/2016

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato