Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 21 de outubro de 2017
Abril 2016

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Edição - Abril 2016

Reflexão

Fala Sinodal - Escolhas

Quero falar com você tendo como reflexão o Lema da IECLB 2016 “Buscai o bem e não o mal”. O que significa isso, para uma pessoa que é motivada a fazer esta escolha a partir dos princípios religiosos cristãos? Percebo que isso nunca foi fácil e na atual conjuntura não é diferente. Mas, lembro também que somos livres para as escolhas que fazemos. Fomos libertados pelo próprio Cristo, o Filho de Deus, que conquistou nossa liberdade. Esta liberdade nos é dada por graça, como presente de Deus.

Lembro que Deus nunca abandona o seu povo. Ele o liberta da escravidão, caminha pelo deserto e o assenta numa terra fértil de muita fartura. Mesmo quando este povo se desvia por caminhos próprios, Deus é misericordioso e envia profetas para lembrar o passado no presente. Depois envia o próprio Filho para mostrar o grande amor que tem por sua criação.

Jesus vem e experimenta este mundo tal qual ele é, cheio de escolhas entre o bem e o mal, um mundo no qual ele ensina e cura. Ele inclui pessoas, que pelo sistema dos homens são excluídas. 

Sempre de novo Jesus é desafiado a tomar partido, colocar-se ao lado de uma das partes. É desafiado a optar entre buscar o bem para não se aliar ao mal. É desafiado pelos homens da lei, quando fariseus e levitas vêm com perguntas escabrosas e o colocam diante da realidade dos costumes e leis (Lucas 8.1ss).

São muitas as histórias em que Jesus manifestava seu amor misericordioso em espaços públicos, pátios, praças e ruas. É bem lá que também hoje somos desafiados a manifestar nossa opção entre buscar o bem e não o mal.

Tempo polêmico

Sim, o mundo conhecido de perto por Jesus como o contemporâneo não se divide entre o bem e o mal, entre bons e ruins, justos e injustos, abastados e empobrecidos, solidários e egoístas. O mundo nos oferece muitas opções e vivemos num tempo polêmico em que somos desafiados a tomar partido. Devo olhar bem com quem caminho pelas ruas e praças, pois o futuro do nosso país pode ser de inclusão ou exclusão. Disso depende o meu e o seu gesto. Por isso, indico a leitura de Lucas 6.20-26.   

INÁCIO LEMKE Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, em Joinville/SC

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Abr/2016

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato