Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 21 de outubro de 2017
Abril 2016

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Edição - Abril 2016

Geral

Povos da Terra - Ato ecumênico contra as barragens

<div></div>

O Sínodo Noroeste Riograndense-IECLB e a Diocese de Santo Ângelo da Igreja Católica, juntamente com as igrejas parceiras da Argentina, Distrito Missiones da Iglesia Evangelica del Rio de La Plata e o Distrito Norte da Iglesia Evangelica Luterana Unida e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizaram um ato ecumênico internacional em favor do Rio Uruguai e contra as barragens binacionais de Garabi e Panambi.

O evento ocorreu no dia 12 de março em Alba Posse, província de Misiones na Argentina. O ato ecumênico faz parte das atividades motivadas pelo dia 14 de março, Dia Internacional de Luta contra as Barragens.

Cerca de 300 pessoas, entre religiosos e ribeirinhos brasileiros e argentinos estiverem presentes manifestando a contrariedade aos projetos de barragens no Rio Uruguai.

Desde 2008 a população revive um drama antigo: o projeto binacional de construção das hidrelétricas de Garabi e Panambi. Neste ano as famílias resolveram manifestar a contrariedade realizando uma celebração ecumênica, buscando alertar a população ribeirinha das consequências que as hidrelétricas trazem junto de sua construção.

Com a celebração e o ato ecumênico, as igrejas expressaram o seu compromisso profético em favor das famílias ameaçadas pelos projetos, ignoradas em seus direitos e vitimadas.

De acordo com Vilson Thiel-ke, pastor Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense, foi a oportunidade de denunciar as violações de direitos humanos e também dos impactos ambientais que acabarão por matar o Rio Uruguai. “Somos contrários a essa proposta energética de mão única que sacrifica pessoas e o meio ambiente somente pelo desejo de lucro por parte das grandes empresas e seus acionistas”. 

O Caminho

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Abr/2016

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato