Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 29 de abril de 2017
Abril 2016

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Edição - Abril 2016

Opinião

Galo Verde

Escola sustentável

A educação ambiental é o principal instrumento para a formação de pessoas sabedoras do seu papel social, ante o agravamento dos problemas ambientais. Ela deve propor o resgate de um comportamento escasso na sociedade, de convivência com a natureza e com o outro. 

A educação escolar é um instrumento privilegiado para o exercício desta consciência e a escola é o campo mais significativo também. Porém, a escola deve constituir-se em um espaço educador sustentável, o que significa assumir um contexto ambiental, muito além de ações isoladas e pontuais, como é comum. As ações precisam ser contextualizadas, multi e transdisciplinares e com visão sistêmica. 

Eco-alfabetização

É preciso ter um projeto de escola, como apresenta Lúcia Legan, em “A escola sustentável: eco-alfabetizando pelo ambiente”. Nesta escola, o fazer pedagógico é o aspecto mais importante. A formação de educadores é um processo absolutamente necessário neste contexto, para que possam incorporar o componente ambiental, formando cidadãos cônscios dos seus deveres e direitos junto à sociedade e ao meio ambiente. 

Mas a escola sustentável precisa ser e parecer sustentável também. Espaço físico arborizado, com menos concreto, com permanentes cuidados ambientais (água, energia e materiais), murais interativos e instigantes, tecnologias ambientais (placas solares e cisternas), horta e pomar, comemorações e eventos compõem um cenário permanente e envolve toda a comunidade escolar. 

Nessa escola o papel dos alunos também precisa ser destacado, como agentes protagonistas da própria mudança que queremos ver neles, influenciando na transformação dos demais atores da comunidade. 

Assim, a participação dos alunos na construção desses espaços educadores sustentáveis é imprescindível. Por fim, a escola constituir-se-á, dessa maneira, no melhor cenário possível e imaginável de convívio e de produção de sustentabilidade em qualquer sociedade.

JOSÉ SOMMER Professor da Barão e educador ambiental da FAEMA em Blumenau / SC

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Abr/2016

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato