![]() | Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 18 de fevereiro de 2019 | ![]() |
Escola sustentável
A educação ambiental é o principal instrumento para a formação de pessoas sabedoras do seu papel social, ante o agravamento dos problemas ambientais. Ela deve propor o resgate de um comportamento escasso na sociedade, de convivência com a natureza e com o outro.
A educação escolar é um instrumento privilegiado para o exercício desta consciência e a escola é o campo mais significativo também. Porém, a escola deve constituir-se em um espaço educador sustentável, o que significa assumir um contexto ambiental, muito além de ações isoladas e pontuais, como é comum. As ações precisam ser contextualizadas, multi e transdisciplinares e com visão sistêmica.
Eco-alfabetização
É preciso ter um projeto de escola, como apresenta Lúcia Legan, em “A escola sustentável: eco-alfabetizando pelo ambiente”. Nesta escola, o fazer pedagógico é o aspecto mais importante. A formação de educadores é um processo absolutamente necessário neste contexto, para que possam incorporar o componente ambiental, formando cidadãos cônscios dos seus deveres e direitos junto à sociedade e ao meio ambiente.
Mas a escola sustentável precisa ser e parecer sustentável também. Espaço físico arborizado, com menos concreto, com permanentes cuidados ambientais (água, energia e materiais), murais interativos e instigantes, tecnologias ambientais (placas solares e cisternas), horta e pomar, comemorações e eventos compõem um cenário permanente e envolve toda a comunidade escolar.
Nessa escola o papel dos alunos também precisa ser destacado, como agentes protagonistas da própria mudança que queremos ver neles, influenciando na transformação dos demais atores da comunidade.
Assim, a participação dos alunos na construção desses espaços educadores sustentáveis é imprescindível. Por fim, a escola constituir-se-á, dessa maneira, no melhor cenário possível e imaginável de convívio e de produção de sustentabilidade em qualquer sociedade.
JOSÉ SOMMER Professor da Barão e educador ambiental da FAEMA em Blumenau / SC
VoltarEDIÇÃO • Abr/2016
![]() |
R$ 55,00 |
![]() |
R$ 65,00 |