Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 15 de dezembro de 2017
Abril 2016

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Edição - Abril 2016

Destaque

LIDERANÇA PARA LÍDERES - Pastores sinodais participam de curso de liderança qualificada

<div>Os sinodais participantes com a pastora Mariane Beyer Ehrat, que dirige o curso, e o pastor Marcos Bechert.</div>

A Pousada Meribá, na Chapada dos Guimarães/MT, foi palco do Curso de Capacitação Qualificada de Líderes. O grupo, integrado em sua maioria por pastores sinodais, esteve reunido de 28 de fevereiro a 4 de março. O curso é ministrado pela ex pastora sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, Mariane Beyer Ehrat.

Segundo o pastor Marcos Bechert, secretário do Ministério com Ordenação da IECLB, o curso é o primeiro de diversos previstos para os próximos três anos dentro do Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras, uma das prioridades da IECLB aprovadas no Concílio de Rio Claro, em 2014. O objetivo do programa é permitir que ministros e ministras tenham a oportunidade de atualização teológica, refletir sobre mecanismos de mediação de conflitos, e, sobretudo, levar a uma reafirmação do ministério na Igreja.

A primeira parte do curso foi dedicada ao tema “Como eu cresci – como vim a ser quem eu sou”. O estudo permitiu que cada participante pudesse fazer a memória de sua história e de seu ministério. A sequência buscou delinear o estilo pessoal de atuação e o da equipe com quem trabalha. O trabalho objetiva entender melhor os dons que são desenvolvidos e aqueles que podem ser incentivados.

O curso quer auxiliar os pastores sinodais e seus vices no exercício de suas tarefas, estudando mecanismos e caminhos na busca da solução de conflitos e maior eficiência no exercício de suas funções. Visa estimular o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e o trabalho em equipe. Além disso, trabalha a postura da pessoa no seu exercício de liderança, o estilo de liderança da equipe, a mediação e resolução de conflitos, o planejamento e a organização pessoal e ministerial.

O curso foi desenvolvido em 1997 pelo Christian-Jensen Kolleg, em Breklum, no norte da Alemanha. Os idealizadores são o diácono Christoph von Stritzky e o pastor Dr. Kai-Ulrich Bronk, que perceberam a necessidade de qualificar melhor as lideranças. Para Stritzky e Bronk, muitos conflitos eram gerados porque as lideranças não lideravam ou o faziam de modo inadequado. Desde então, o curso continua esgotando todas as ofertas de participação.

A pastora Mariane participou do curso durante um estudo autoprogramado em 2006. Já em 2008 os idealizadores vieram ao Brasil para introduzi-lo aqui. Após a realização de três projetos-piloto, o curso recebeu autorização para ser ministrado no Brasil. Desde então, sempre em três etapas, tem sido realizado em diversos sínodos.

Nesta etapa estão participando os sinodais Dalcido Gaulke e a vice Patrícia Bauer (Sínodo Brasil Central), Nilo Orlando Christmann e Vera Lúcia Engelhardt (Sínodo Mato Grosso), o vice Robson Luis Neu (Sínodo Nordeste Gaúcho), o vice Elói Bruno Neuhaus (Sínodo Noroeste Riograndense), Odair Airton Braun e vice Célio Reni Seidel (Sínodo Paranapanema), Geraldo Graf (Sínodo Sudeste), Gilciney Tetzner (Sínodo Vale do Taquari), o pastor Marcos Bechert (Secretaria do Ministério com Ordenação) e a pastora Mariane Beyer Ehrat. A segunda etapa será realizada entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro em Campinas/SP.

O Caminho

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Abr/2016

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato