Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 19 de janeiro de 2019
Abril 2016

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Edição - Dezembro 2011

Fé e Vida

BRASIL - CMI apoia constituição da Comissão da Verdade

O moderador do Comitê Central do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), ex-pastor presidente da IECLB Walter Altmann, encontrou-se em Brasília, no dia 3 de novembro, com a ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário, manifestando o apoio do CMI à constituição da Comissão da Verdade. Em junho passado, em São Paulo, o CMI repassou ao Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, cerca de 4 mil páginas de documentos relacionados ao projeto “Brasil: Nunca Mais!”, que estavam em Genebra.

Altmann entregou à ministra uma cópia em espanhol do livro “O Acompanhamento”, de Chuck Harper. A publicação trata do apoio às iniciativas de defesa aos Direitos Humanos pelo CMI na América Latina nas décadas de 70 e 90.

A criação da Comissão da Verdade brasileira já foi aprovada pelo Senado e será, em breve, assinada pela presidenta Dilma Rousseff, que, posteriormente, nomeará os sete membros oficiais que a integrarão, além de 21 assessores.

“Creio que que temos diante de nós um ‘kairós’ para uma nova contribuição do CMI e do movimento ecumênico brasileiro no campo dos direitos humanos no país”, disse Altmann na saída do encontro com a ministra. Ele considera a constituição de uma Comissão da Verdade, apesar das limitações em seus termos de referência, uma oportunidade e um passo significativo no campo dos direitos humanos.

MARCELO SCHNEIDER / Porto Alegre

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Abr/2016

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato