SOC - Sistema On-line de Comunicação

Deus sempre responde orações?

28/04/2024

Deus sempre responde às orações de seus filhos? Sim. Como perfeito Pai, Senhor e Deus-Todo-Poderoso, Ele sempre responde. Antes por meio dos profetas; hoje, pelo rasgar do Véu do Templo no dia da salvação e mediante à Sua vontade, de forma direta e pessoal.

Porém, o significado correto da "resposta", vem sendo cruciante problema para muitos cristãos. Deus sempre responde aos seus com um "Sim", um "Não", ou um "Espere mais um pouco". Afinal, Ele não tem por obrigação atender aos nossos desejos como muitos afirmam.

Trata-se de errônea interpretação de João 14:13-14, "e tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei". Dá-se a impressão que basta pedir e tudo, num passe de mágica, deve acontecer!

Este ledo engano pelo desconhecimento exegético da Bíblia pode ser facilmente esclarecido pela leitura de o verso 14, capítulo 5 do Livro de 1ª João, onde as Escrituras nos diz: "E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve".

Observe que neste texto fica bem claro que somente segundo a sua vontade é que Ele nos ouve. Ainda é preciso entender que ouvir não significa responder ou conceder algum favor. Logo, fora de Sua vontade, Ele nada nos concederá.

Caminhe com Deus o bastante para que a estrada de volta seja tão longa que jamais possa voltar.

Geraldo ESTEVÃO